Festa julina árabe em Curitiba tem shawarma, quibe e comidas típicas

 Festa julina árabe em Curitiba tem shawarma, quibe e comidas típicas

Da Redação com Assessoria

Já imaginou uma festa junina que serve shawarma no lugar da pamonha e o quibe faz as vezes da canjica? Pois bem, esse arraiá com temática árabe é realizado neste sábado (6) e domingo (7) em Curitiba. Esta será a 17.ª edição da tradicional festa julina que todo ano reúne milhares de pessoas na Igreja Ortodoxa São Jorge, no bairro das Mercês. O evento vai das 12 às 21 horas, nos dois dias.

Comidas típicas como brigadeiro, pinhão e quentão, claro, não faltarão, mas os pratos árabes serão as estrelas do cardápio: shawarma de frango, porção de falafel (bolinhos de grão de bico), sanduíche de falafel, esfihas de carne e queijo (novidade da edição), e quibe frito. Destaque é o quibe assado na churrasqueira que é mergulhado na manteiga derretida antes de ser servido.

As barracas, instaladas no pátio da igreja, servirão também crepes doces e salgadas, bolo de São Jorge, espetinhos de carne, frango, coração e kafta e uma farta opção de doces árabes: atayef (panqueca recheada com nata), namura (bolinho de manteiga e semolina) e os biscoitos mamoul e ghraybe. Os preços variam de R$ 5 a R$12.

A novidade desse ano é a presença da barraca dos refugiados sírios. “As pessoas vêm não só para comer as especialidades árabes, mas também para conhecer a nossa história”, afirma o padre sírio Samaan Nasri, que em 2013 fugiu da guerra na Síria e encontrou refúgio no Brasil. A renda arrecadada vai contribuir para a manutenção e funcionamento da igreja e para ajudar as famílias de refugiados sírios.

Nas últimas duas semanas, dezenas de voluntários da paróquia trabalharam de noite nos preparativos da festa. A expectativa é de receber até 15 mil pessoas nos dois dias. No domingo terá missa às 10h30 e a igreja vai permanecer aberta ao longo do dia para visitação. A programação contará também com bingo e dança árabe.

Raios X da festa
5.500 quibes fritos e assados
3 mil sanduíches de falafel
3 mil shawarma
4 mil esfihas
4 mil doces
40 kg de bolo de São Jorge

Serviço
Rua Brigadeiro Franco 375, Mercês, Curitiba. Sábado (6) e domingo (7) das 12 às 21h.

julio